“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro com uma grande fortuna deve estar á procura de uma esposa”
E é com uma das mais famosas frases, de um dos livros mais famosos, da famosíssima e ilustríssima Jane Austen que esta brilhante adaptação começa.Caso você já conheça os livros de Jane Austen deve estar pensando: “Lá vem mais uma adaptação…”, assim como também cheguei a pensar, principalmente por se tratar de Orgulho e Preconceito, uma das obras com incontáveis adaptações no mundo todo em diversas categorias (filmes, livros e até quadrinhos).
No entanto, a surpresa foi grande e “O diário secreto de Lizzie Bennet” ganhou minha prateleira J.J* com medalha de honra. O livro não conta apenas a história de Lizzie, ele é recheado de personagens divertidos que fazem, sim, parte de Orgulho e Preconceito, mas que vivem no mundo atual e contam com problemas e dramas mais modernos do que casar com um homem rico.
A Lizzie do século 21 não está mais preocupada em casar com alguém que ama. Agora, ela é uma estudante de pós-graduação cheia de dívidas com o crédito estudantil e que ainda mora com os pais e suas duas irmãs (se você leu Orgulho e Preconceito não fique preocupado, pois as outras duas irmãs aparecem na história). Como projeto de mestrado ela acaba crindo um Vlog para contar experiências e reflexões sobre a vida e acaba envolvendo toda a família e mais algumas pessoas em seu projeto.
O livro é um caderno de anotações e de pensamentos que permite você conhecer um pouco mais a fundo os medos e a intimidade da vida dessa personagem. E sim, os vídeos existem! Você pode acompanhar simultaneamente o livro e o diário filmado de Lizzie. Incrível conhecer todos os outros personagens virtualmente, incluindo a Lydia (que fez tanto sucesso na série que ganhou uma série de vídeos própria e agora um livro onde ela conta as suas peripécias).
Além de vídeos, os personagens também possuem redes sociais e, na época do lançamento do livro, interagiam como se fossem reais, trazendo assim uma experiência única para o leitor.
O diário secreto de Lizzie Bennet é uma releitura atual de um dos clássicos mais amados do mundo e que indicaria até mesmo pra quem ainda não conhece a obra original de Jane Austen, como um pontapé para começar a ler e também para superfãs da autora.
Com essa pegada tecnológica, o leitor se sente próximo aos personagens e parte da história, principalmente refletindo sobre questões como responsabilidades, amadurecimento, família, irmãs. Amizades, relacionamentos, vida profissional e algo que tem sido bastante questionado no mundo atual: o excesso de exposição na internet.
Termino esta declaração de amor à essa adaptação com uma crítica feita pelo Jornal The Guardian que define um pouco o meu sentimento sobre o Diário de uma das minhas personagens mais queridas:
“Viciante. Genial. The Lizzie Bennet Diaries é fiel ao original sem ser servil ou cheio de piadas internas. É uma recriação afiada e inteligente de um romance sobre classes, sociedade e as coisas que fazemos por amor (e por dinheiro). Gosto de pensar que, se Austen escrevesse nos dias de hoje, teria criado algo muito parecido com isso.”
*Prateleira J.J é a parte da minha estante de livros onde tenho apenas livros da Jojo Moyes, Jane Austen, Jenny Han e adaptações de Jane Austen que merecem estar ali rsrsrsrs.
Curta nosso canal no YouTube:
Deixe um comentário