Meu nome não é Lizzie Bennet e este não é o meu diário

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro com uma grande fortuna deve estar á procura de uma esposa”

E é com uma das mais famosas frases, de um dos livros mais famosos, da famosíssima e ilustríssima Jane Austen que esta brilhante adaptação começa.Caso você já conheça os livros de Jane Austen deve estar pensando: “Lá vem mais uma adaptação…”, assim como também cheguei a pensar, principalmente por se tratar de Orgulho e Preconceito, uma das obras com incontáveis adaptações no mundo todo em diversas categorias (filmes, livros e até quadrinhos).

No entanto, a surpresa foi grande e “O diário secreto de Lizzie Bennet” ganhou minha prateleira J.J* com medalha de honra. O livro não conta apenas a história de Lizzie, ele é recheado de personagens divertidos que fazem, sim, parte de Orgulho e Preconceito, mas que vivem no mundo atual e contam com problemas e dramas mais modernos do que casar com um homem rico.

bothbook_small1

A Lizzie do século 21 não está mais preocupada em casar com alguém que ama. Agora, ela é uma estudante de pós-graduação cheia de dívidas com o crédito estudantil e que ainda mora com os pais e suas duas irmãs (se você leu Orgulho e Preconceito não fique preocupado, pois as outras duas irmãs aparecem na história). Como projeto de mestrado ela acaba crindo um Vlog para contar experiências e reflexões sobre a vida e acaba envolvendo toda a família e mais algumas pessoas em seu projeto.

O livro é um caderno de anotações e de pensamentos que permite você conhecer um pouco mais a fundo os medos e a intimidade da vida dessa personagem. E sim, os vídeos existem! Você pode acompanhar simultaneamente o livro e o diário filmado de Lizzie. Incrível conhecer todos os outros personagens virtualmente, incluindo a Lydia (que fez tanto sucesso na série que ganhou uma série de vídeos própria e agora um livro onde ela conta as suas peripécias).

127875154_2gg

Além de vídeos, os personagens também possuem redes sociais e, na época do lançamento do livro, interagiam como se fossem reais, trazendo assim uma experiência única para o leitor.

O diário secreto de Lizzie Bennet é uma releitura atual de um dos clássicos mais amados do mundo e que indicaria até mesmo pra quem ainda não conhece a obra original de Jane Austen, como um pontapé para começar a ler e também para superfãs da autora.

Com essa pegada tecnológica, o leitor se sente próximo aos personagens e parte da história, principalmente refletindo sobre questões como responsabilidades, amadurecimento, família, irmãs. Amizades, relacionamentos, vida profissional e algo que tem sido bastante questionado no mundo atual: o excesso de exposição na internet.

images-1

Termino esta declaração de amor à essa adaptação com uma crítica feita pelo Jornal The Guardian que define um pouco o meu sentimento sobre o Diário de uma das minhas personagens mais  queridas:

“Viciante. Genial. The Lizzie Bennet Diaries é fiel ao original sem ser servil ou cheio de piadas internas. É uma recriação afiada e inteligente de um romance sobre classes, sociedade e as coisas que fazemos por amor (e por dinheiro). Gosto de pensar que, se Austen escrevesse nos dias de hoje, teria criado algo muito parecido com isso.”

*Prateleira J.J é a parte da minha estante de livros onde tenho apenas livros da Jojo Moyes, Jane Austen, Jenny Han e adaptações de Jane Austen que merecem estar ali rsrsrsrs.


Curta nosso canal no YouTube:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s