O Fullmetal voltou

Enfim, a tão aguardada volta para os fãs aconteceu! Fullmetal Alchemist foi relançado pela Editora JBC! No dia 23 de julho, houve o grande lançamento na Fnac do Shopping Morumbi, em um evento chamado Henshin+ Pocket, organizado pela editora. Lá se podia ver a grande expectativa dos fãs (o auditório estava cheio) e os editores da JBC e responsável pela arte falaram um pouco sobre dificuldades de publicação e sobre a criação dos mangás.

IMG-20160724-WA0067

Como todos nós, fãs de algo, queremos nossos lançamentos para ontem, queremos o mais rápido possível e, como disse o editor Cassius Medauar, “eu, como fã, também quero para ontem, mas eu, como editor, vejo que não pode ser para ontem”, pois, na construção de um mangá, há muito mais que apenas a tradução.

Na construção de um mangá, temos a tradução, que gera muito atrito na equipe por causa da tradução literal, das adaptações e das normas do português. Outro “problema” seria a permissão dos donos dos direitos das obras no Japão, tanto com relação ao lançamento quanto a qualquer alteração na cor e na imagem das capas e páginas dos mangás. Já ocorreu de haver uma grande modificação nas capas, o Japão não ter aprovado e a capa original teve de ser utilizada.

Às vezes, o que mais dói no coração é aquela frase de nós, fãs: “ah, não custa nada fazer tal coisa”. Na verdade, custa, custa e muito tanto pelo preço das gráficas quanto pela liberdade que o Japão dá, além do transporte do produto e manuseio, em caso de adição de brindes, por exemplo.

No entanto, não há apenas histórias ruins, pois, com essa edição de Fullmetal Alchemist vêm diversas novidades e exclusividades trazidas pela JBC, como, por exemplo, a arte com muito mais detalhes, tradução mais próxima do original, capas originais brasileiras (não tem em nenhum outro lugar do mundo) e capa com uma quinta cor (a prateada). Também adaptaram a linguagem e melhoraram as imagens.

Também conversamos com algumas pessoas da plateia para saber quais eram as expectativas para o lançamento de Fullmetal Alchemist Especial.

IMG-20160724-WA0060
Gelson, Henrique, Cassius e George

         *Gelson*

Sou fã da série. Sou fã de mangás e animes desde a época da TV Manchete. Cresci com isso.

– Como você reagiu quando soube do relançamento de Fullmetal?
Para mim foi demais, foi muito incrível. É uma oportunidade muito grande porque eu tive condições de comprar e acompanhar a primeira versão do mangá, mas eu não consegui completar aquela coleção e fiquei meio agoniado por causa disse. E agora, com essa nova versão do mangá, vou poder completar a coleção, fazer ela todinha, com a história toda. Uma nova chance. Estou vendo se me desfaço ou não dos exemplares antigos, mesmo estando com alguns exemplares falhados.

– O que você espera dessa nova versão?
O que podemos esperar é alguma coisa complementar como alguns extras, artes conceituais, esboços do autor, o que vemos muito nesses relançamentos dos mangás.

         *George*

Também sou fã da série e de vários outros animes. Também cresci lendo mangás.

– Como você reagiu quando soube do relançamento de Fullmetal?
Na hora eu fiquei extasiado porque é uma coisa que eu estava esperando muito. Não tive a oportunidade de colecionar a primeira versão. Por isso estou aqui prestigiando o evento.

– O que você espera dessa nova versão?
Extras originais do mangá da versão japonesa seria bem legal. Gostei tanto da notícia que eu assinei o mangá e terei dois volume um. Pelo o que falaram, os assinantes da coleção completa terão alguns brindes a mais, como a sobrecapa e poster e mais um marca-páginas.

IMG-20160724-WA0068

Confira como foi o lançamento oficial de Fullmetal pela JBC em evento promovido na FNAC do shopping Morumbi, em São Paulo. No vídeo, duas exclusivas com os editores que estão à frente do projeto:


Para quem quer saber mais:

Sobre a Editora JBC: clique aqui.
Sobre o Henshin: clique aqui.
Sobre Fullmetal Alchemist: clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s