Não era você que eu esperava – Fabien Toulmé

A HQ foi muito mais do que eu esperava.

WhatsApp Image 2019-02-24 at 13.00.59 (1)

Em fevereiro, no dia 14, comemoramos o Dia da Amizade. Nesse dia, entre tantos pensamentos, refleti o quanto o mundo tem sido hostil com todos aqueles que são vistos como diferentes.

Desses pensamentos, trago para vocês um quadrinho que fala sobre pessoas reais e traz à tona sentimentos que encontrei em outros livros já resenhados aqui (Pax e Extraordinário). Esta obra-prima, publicada pela editora Nemo, chama-se Não era você que eu esperava, de Fabien Toulmé. Uma HQ de capa simples, que achei nas prateleiras de uma livraria. Tive que levar pra casa após ler somente um pedaço da sinopse.

WhatsApp Image 2019-02-24 at 13.00.59

A história de Fabien inicia-se de forma trivial. Uma família (mãe brasileira, pai francês e filhinha) que começou no Brasil se muda para a França pouco antes do nascimento da segunda filha. O pai estava muito preocupado, pois sempre teve medo de ter um filho que não fosse “normal”, apesar de os exames indicarem que essa era uma preocupação infundada. Quando o bebê nasce, Fabien se vê diante da possibilidade de seu maior medo se tornar real, tudo na criança lembrava aquele cromossomo a mais, tudo nela gritava “síndrome de Down”, até que a confirmação chega…

Depois disso, acompanhamos uma estranha relação entre pai e filha que se constrói – a princípio – nos tijolos do medo e do preconceito. Fabien faz declarações corajosas sobre pensamentos dos quais não se fala, ele se sente emudecido, até que tudo muda, se transforma e aflora como aquela flor tardia no fim da primavera – que esperamos que aconteça e, muitas vezes, até perdemos a esperança achando que nunca vai se realizar.

WhatsApp Image 2019-02-24 at 13.01.00 (1)

Em 2018, o, o autor veio ao Brasil e participou de um bate-papo sobre o quadrinho no Dia Internacional da Síndrome de Down, na Livraria Cultura. Pude falar com ele sobre o quanto essa história me ajudou. Disse que não tenho filhos, mas que sou professora e lido com pessoas nessa situação o tempo todo.

Fabien disse que sempre recebeu muitas devolutivas de pais e familiares, mas nunca de professores e ficou feliz com isso. Prometi espalhar essa história e aqui estou, cumprindo esta promessa. Que possamos sempre pôr em prática o que as histórias nos ensinam! Muitos amigos, empatia e gentileza, Cabruuumzes 🙂

WhatsApp Image 2019-02-24 at 13.00.59 (2)

No dia do bate-papo, nós encontramos tanta gente legal. Dá uma olhada nas fotos postadas no Instagram e deixe um comentário, dizendo que veio pela resenha no site: https://www.instagram.com/p/BgmzunKBEJc/.


Para quem quiser saber mais:

Quadrinho: Não era você que eu esperava
Autor: Fabien Toulmé
Editora: Nemo
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Páginas: 256
Preço: R$ 64,90*

*Há boas promoções por +/- R$ 45. Preços pesquisados no dia 25 de fevereiro de 2019.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s