Preconceito Nosso De Cada Dia

O mangá O Marido do meu Irmão é sobre três pessoas muito diferentes – Yaichi, Kana e Mike – que acabam tendo a vida mudada por causa da morte de Ryogi, irmão gêmeo de Yaichi.

Yaichi cuida sozinho da filha Kana e recebe a visita de Mike, canadense que é casado com Ryogi. Com a morte do parceiro, Mike decide ir para a cidade natal do marido e conhecer todos os locais sobre os quais Ryogi tinha comentado.

Kana, filhinha de Yaichi, fica encantada com o tio que possui características completamente diferentes do pai – e do estereótipo japonês – e era marido do irmão gêmeo de Yaichi, o que também é surpresa para a menina.

Empolgada com o novo tio, Kana conta para os coleguinhas da escola que o marido de seu tio está em sua casa e desencadeia alguns acontecimentos que deixam claro o preconceito presente na sociedade japonesa de forma intensa.

WhatsApp Image 2019-06-24 at 00.00.03

As perguntas indiscretas e ingênuas de Kana sobre casais homossexuais acabam fazendo seu pai se questionar e tentar descobrir por que ele se afastou tanto do irmão, por que as pessoas acham que Mike é uma má influência e por que alguns pensamentos, como o amor entre homem e mulher, parecem tão banais, porém outros relacionados a casais do mesmo sexo parecem tão absurdos.

De forma leve, com pouco texto e desenho muito bonito, o mangaká Gengoroh Tagame, conhecido pela criação de material erótico gay, consegue escancarar preconceitos ainda muito fortes no Japão, como ser homossexual e ter tatuagens.

O mangaká já teve várias obras publicadas, como Shirogane no hana (Flor de Prata), Kimi yo shiru ya minami no goku (Você se lembra da prisão da ilha sul?), Virtus, entre outras. Como artista ele atua mais fora do Japão e já expôs individualmente em Paris, Berlim e Nova York, entre outros.

WhatsApp Image 2019-06-24 at 00.00.02 (2)

Super recomendo a leitura de
O Marido do meu Irmão por abordar temas que fogem bastante dos mangás que costumo ler (shoujo, principalmente) e fantasia. Faz pensar muuuuuuuuito sobre questões que estão enraizadas na cultura de muitos países e também agrada por oferecer explicações simples, daquelas que crianças dão e ficamos boquiabertos por serem tão óbvias. A Kana é uma graça, assim como o amor do pai pela pequena e a forma como o tio Mike a trata.

Decidi comprá-lo porque a capa é maravilhosa e o tema me chamou muito a atenção. Esperava ter uma leitura mais pesada, mas também esperava que fosse muito bom. E realmente atendeu as minhas expectativas, mas o autor conseguir deixar as discussões mais leves, o que não significa que elas ficaram menos relevantes.

WhatsApp Image 2019-06-24 at 00.00.04

Ah! Entre os capítulos, existem partes chamadas Curso de Cultura Gay do Mike, em que há informações sobre o casamento homoafetivo e os símbolos da luta LGBT, por exemplo. Sensacional!

No Japão, a obra de Tagame foi publicada em 4 volumes, mas, no Brasil, serão dois volumes. O primeiro já está disponível e o segundo está em pré-venda.


130861_520x520Título: O Marido do meu Irmão
Título original: Otouto no Otto
Autor: Gengoroh Tagame
Tradução: Caio Suzuki
Páginas: 368
Editora: Panini Brasil
Valor de capa: R$ 37,90

Para saber mais:

Gengoroh Tagame: http://www.tagame.org
Editora Panini: https://loja.panini.com.br/panini/produto/Manga-O-Marido-do-meu-Irmao-Volume-1.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s