Martha Medeiros – A graça da coisa

Reverenciando a tradição da crônica brasileira, Martha Medeiros – jornalista, aforista, poetisa e escritora de Feliz por Nada, Doidas e Santas, entre outros – nos presenteia com mais um trabalho publicado pela L&PM: A graça da coisa.

martha medeiros
Martha Medeiros / Crédito: L&PM

Um “prato cheio para o autoconhecimento”, o livro traz uma coletânea de textos, cujos temas vão de amor em suas várias formas a relacionamentos de formas variadas.

Ricas em referências, suas crônicas têm como ponto de partida desde um livro lido na noite anterior até aquela música que insiste em não sair da cabeça. Tudo se transforma, em texto, sob esse olhar de quem sabe que a grande questão é desapegar-se de tudo o que é desnecessário “e enxergar a graça da coisa – sendo a ‘coisa’, no caso, a própria vida”.

20180128_024221.jpg

Com passagens ora comoventes, ora entusiasmadas, as crônicas nos cativam à medida que lemos e nos vemos descritos ali.

“[…] como é que eu ainda não havia me dedicado a esse grande pensador humanista?”

[…] Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis ou santos, apenas que tenhamos a consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de responsabilidade – colocar-se no lugar do outro não é uma simples gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada […].”

Seguindo as convenções, os elementos que caracterizam a crônica estão todos lá e, ao ler o cotidiano, a cada página somos levados a pensar que, além de uma novela, cada dia em nossas vidas pode se tornar uma crônica. É como se “o que estimula é ter consciência de o quanto a nossa vida se enriquece com a experiência do outro”.

20180128_023911

E, por fim, a graça da coisa está em reconhecer-se, seja através do outro, seja pela autoanálise. O importante é reinventar-se a cada dia, é saber ouvir, é rir de si mesmo e transformar-se a partir das pequenas coisas e dos pequenos gestos. É saber viver.

Pois, “viver é um processo. Nosso `personagem´ nunca está terminado, ele vai sendo constituído conforme as vivências e também conforme nossas preferências”.

Título: A graça da coisa
Autora: Martha Medeiros
Editora: L&PM
Edição: 26
Páginas: 216


Para quem quiser saber mais:

Sobre Martha Medeiros
https://www.facebook.com/marthamattosmedeiros
https://www.facebook.com/CronicasDeMarthaMedeiros/
Instagram:@realmarthamedeiros

Sobre a L&PM editora
http://www.lpm.com.br/site/default.asp
https://www.facebook.com/LePMEditores/

Um comentário em “Martha Medeiros – A graça da coisa

Adicione o seu

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑