O livro que nos faz extraordinários

Uma das coisas que mais admiro em um livro é a boa construção de personagens. Gosto quando os personagens criam vida própria em minha cabeça, quando eu sinto que posso conversar com eles, pois sei o que eles vão responder. “Extraordinário” é um livro com personagens assim. Conhecemos cada um deles e aprendemos a gostar até mesmo de seus defeitos e sim… choramos com suas derrotas e conquistas!

Auggie Pullman é um menino de 11 anos, muito fã de Star Wars, que frequenta uma escola pela primeira vez na vida. O que torna essa experiência mais assustadora é o fato de ele ter tido a sorte (ou o azar) de ter uma combinação genética que faz com que seu rosto seja fora dos padrões convencionais.

WhatsApp Image 2018-02-12 at 23.23.32

Como todos nós sabemos, crianças podem ser tão maldosas e assustadoras quanto um adulto fantasiado de palhaço (pegou a referência?). Por exemplo, quando Auggie percebe que todos evitam encostar nele e se sente como se fosse “o toque do queijo”, fazendo referência a outro livro (Diário de Um Banana).

A maneira com que a autora R. J. Palácio aborda esse tema transforma “Extraordinário” em um ótimo livro para se trabalhar com pré-adolescentes e adolescentes, lidando com temas como preconceito e bullying. Além disso, a palavra-chave do livro é: gentileza. Aliás, “gentileza” acaba ganhando um sentido muito mais forte após a leitura desse livro recheado de pérolas de sabedoria sobre a alma humana, seus medos e suas fraquezas.

A história é narrada por diferentes pontos de vista – de seu pai, sua mãe, seus novos amigos e outros personagens. Apesar de ter um personagem principal, “Extraordinário” consegue fazer os outros se destacarem sem dificuldade.

Com um texto delicado e de fácil compreensão, a autora fala da importância das pequenas gentilezas, dos grandes atos de coragem e da fragilidade dos laços que formamos ao longo da vida. No entanto, se esses laços forem bem cuidados, eles podem durar mais do que se pode esperar. Mais um daqueles livros que lemos, relemos e indicamos para a vida.

WhatsApp Image 2018-02-12 at 23.29.01


Para quem quiser saber mais sobre:

– A autora:
https://www.intrinseca.com.br/autor/143/

– O livro “Extraordinário”:
http://www.extraordinariolivro.com.br/
https://www.facebook.com/wonderthebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s