Afinal, por que fazemos o que fazemos?

Fazendo-nos refletir, de maneira simples e objetiva, o filósofo e doutor em educação Mario Sergio Cortella nos apresenta vários questionamentos sobre trabalho, carreira e realização em seu livro “Por que fazemos o que fazemos?”, publicado pelo Grupo Planeta.

O que fazemos é o que realmente queremos fazer ou são conceitos que carregamos pela singeleza do pensamento comum? Cortella nos ajuda a entender a importância do propósito, que a rotina não é monotonia e aborda a origem da motivação e da desmotivação.

Todas estas questões são abordadas em 174 páginas divididas em capítulos curtos, dinâmicos e de fácil entendimento, porém de muita reflexão.

 “Boa parte das pessoas hoje deseja encontrar algo que ultrapasse o mero ganho salarial. Há uma grande busca por reconhecimento, pela valorização do que se faz.”

Diante disso, é preciso entender primeiramente o que se busca e qual é o propósito dessa busca. Para tal, Cortella recorre ao latim e nos explica que “a palavra propósito carrega o significado de – aquilo que se coloca adiante – o que permite entender o que estou buscando” e que “uma vida com propósito é aquela que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer”.

Por que fazemos o que fazemos (1)
A leitura discorre com grande leveza e fluidez, nos permitindo momentos de verdadeira conexão com nossos mais profundos questionamentos. Um livro que, certamente, nos conduzirá por terras jamais exploradas do nosso consciente, ou por caminhos nos quais já passamos antes, mas que não conseguimos nos atentar.

“Por que fazemos o que fazemos?” nos fará entender que mudanças de paradigma são necessárias, que o “não” em determinadas circunstâncias é preciso e que “motivação é uma porta que só se abre pelo lado de dentro”.


Para quem quiser saber mais:

Sobre Mario Sergio Cortella:
http://mariosergiocortella.com/
https://www.facebook.com/MarioSergioCortella/

Sobre a editora Planeta:
http://www.planetadelivros.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s