Entrevista: POC CON, Feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas

Mais de 2000 visitantes e 345 inscrições recebidas para 50 vagas para expositores. 

@axiaprodutora (4)
Crédito: @axiaprodutora 

Nem o mais otimista organizador de eventos esperava tamanho sucesso na quantidade de inscrições para a primeira POC CON, Feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas. Se considerarmos a relação candidato-vaga, seria mais provável entrar em cursos tradicionais da Fuvest como Letras (5,01), Turismo (6,86) ou Ciências Sociais (6,84) do que conseguir um espaço como expositor no evento (6,9).

“Nunca imaginávamos que teria tanta procura. Conhecíamos cerca de 20 a 30 artistas abertamente LGBTQ+ antes e estávamos com medo de nem ter artistas suficientes para montar a feira. Foi uma surpresa enorme ter tido 50 inscrições logo no primeiro dia em que anunciamos”, disseram os organizadores Mário César (Bendita Cura) e Rafael Bastos Reis (Pornolhices).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Patrocinada pela Indivisível Press, Lote 42/Banca Tatuí e o Studio Mantra Tattoo, a POC CON foi realizada no sábado, dia 22 de junho de 2019, das 10h às 19h, com entrada gratuita. O espaço escolhido como sede foi o Osaka Naniwa-Kai, na Rua Domingos de Morais, 1581, no bairro Vila Mariana, em São Paulo. 

Entramos em contato com os organizadores por e-mail que, gentilmente, concederam essa entrevista ao Cabruuum. Confira abaixo:

Passada a POC CON, qual o sentimento de vocês agora?
Estamos muito surpresos e infinitamente gratos e realizados. Lavamos a alma e choramos muito de felicidade já! Ver tudo ganhando forma e tendo um resultado muito maior do que esperávamos foi surreal. Acho que a ficha nem caiu direito ainda.

Quais números oficiais vocês mensuraram e podem confirmar para a gente? Quantidade de visitantes, vendas, palestras etc?
Somando a feira mais os bate-papos na Biblioteca Viriato Corrêa, tivemos um público de cerca de 2000 pessoas. Mas o evento atraiu muito mais do que isso, pois muita gente não conseguiu entrar ou desistiu por conta do tamanho da fila. A quantidade de vendas variou de artista pra artista, ainda vamos coletar esses dados com eles para termos uma noção de média, mas todos nos relataram que venderam superbem! Muitos disseram que venderam tanto quanto nos dias mais movimentados da CCXP e outros relataram que venderam mais lá do que em qualquer dia de CCXP! O poder do pink money é real!

Qual aprendizado fica após esse primeiro evento? Ocorreu tudo conforme o esperado?
Um dos vários aprendizados é que é possível sonhar projetos diferentes e maiores. Ocorreu quase tudo dentro dos conformes. Os problemas que tivemos foram mínimos e não atrapalharam o resultado final. Todo o feedback que recebemos das pessoas que frequentaram a feira foi positivo.

Já imaginam a próxima edição? Planos para ser anual, semestral? Deve ser no mesmo lugar?
Nosso plano é a POC CON ser anual, sempre nesta época da Parada do Orgulho LGBTQ+. Vamos procurar um espaço maior, pois a procura foi muito maior do que esperávamos.

Qual mensagem vocês acham que a POC CON conseguiu passar para o público consumidor de quadrinhos?
A POC CON passou uma mensagem de inclusão e respeito à diversidade. Ouvimos muito que foi o evento em que muitas pessoas mais se sentiram representadas e mais se sentiram à vontade para serem elas mesmas. Muitas meninas também estavam felizes de poderem andar de cosplay sem serem abordadas de forma indevida. Vimos muita diversidade de público, famílias inteiras e pessoas de todas as idades. Escutamos também relatos de artistas que estavam lá só visitando e se empolgaram para produzir mais material com conteúdo LGBTQ+. 

E para os quadrinistas?
Para os artistas, foi uma sensação de que ninguém está só nessa jornada por um mercado de quadrinhos e um meio geek mais receptivo à diversidade, de que se nos juntarmos ganhamos e de que temos público de sobra para nosso material sim, ao contrário do que muitos gostam de falar por aí. Um amigo quadrinista meu até brincou que vai virar bissexual só para poder participar da próxima POC CON! hehehe

Como vocês avaliam a participação das editoras?
Foi superpositiva. Esperamos que as editoras percam qualquer receio que ainda tiverem e publiquem mais e mais autores LGBTQ+ daqui para frente. O sucesso da POC CON mostrou a elas que existe público para o material destes artistas.

Vocês indicam outros eventos parecidos com a POC CON que as pessoas possam aproveitar?
A PerifaCon foi incrível! Foi um baita evento também focado na inclusão de minorias e que nos deu mais gás para realizarmos a POC CON. Além disso, indico o Festival Mix Brasil, que já está bem estabelecido em São Paulo e sempre traz muita coisa legal de cinema, teatro e literatura LGBTQ+. Quem sabe eles não animam de incluir quadrinhos na programação deles depois da POC CON. O FIQ!-BH, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba e a CCXP também vêm tendo edições cada vez mais inclusivas e esperamos que se tornem espaços cada vez melhores para LGBTQ+, negros, índios, mulheres e demais minorias.

Quem quiser apoiar a próxima POC CON como patrocinador ou de alguma outra forma, como pode entrar em contato?
Quem quiser nos ajudar com a próxima edição, pode entrar em conosco pelo e-mail poccomiccon@gmail.com.


Para saber mais:

Créditos das fotos: @axiaprodutora

Relação de candidato-vaga na Fuvest: https://www.curso-objetivo.br/vestibular/candidato_vaga/FUVEST_2019.pdf

POC CON: Instagram (@poc_con), Facebook (/poccomiccon) e site (http://poccon.com.br/)

Flashs da POC CON registrados pelo parceiro AfroNerd:
https://www.instagram.com/p/BzDra4Fjl7W/

Cobertura Nerd no registro de artistas que marcaram presença na POC CON:
https://www.instagram.com/p/BzEQgRwDtf5/
https://www.instagram.com/p/BzFtOuEjRfr/
https://www.instagram.com/p/BzG3rZCDt-x/
https://www.instagram.com/p/BzI5rDzDeTm/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s