Impulsividade e arrependimento – Culpa, de Cristina Eiko

No dia 29 de abril, Cristina Eiko, desenhista, quadrinista, zineira, arte-finalista e animadora, lançou o zine Culpa, a 11ª edição da coleção Ugritos, com publicações pequenas e independentes da Ugra Press, cada número com a obra de um convidado.

Demorei um pouco para comprar o zine, mas na sexta edição da Ugra Fest, que ocorreu esse ano no Sesc Belenzinho, tive a oportunidade de comprá-lo e, logo em seguida, lê-lo. Por causa do título, confesso que tive um pouco de receio de ler o zine, pois passava por uma fase estranha – questionamentos com relação à vida como ela é e como poderia ser (algo sem fim). No entanto, a admiração pelo trabalho da Eiko (e do Paulo Crumbim também – ilustrador, animador e quadrinista criador de Gnut) me impulsionou para a leitura mais uma vez.

A série Quadrinhos A2 – que está em seu quinto número, com a sexta sendo feita –, da Eiko com o Crumbim, é bastante carregada do estilo de roteiro e arte dos dois, assim como Penadinho: Vida, da Graphic MSP.

Aliás, você sabia que o lançamento do quarto número da série Quadrinhos A2 foi a primeira matéria publicada no Cabruuum? Confira aqui.

Então, a vontade de ler Culpa só aumentou, ainda sabendo que essa é sua primeira HQ solo desde o tempo em que publicava em fanzines. (Ai, meus tempos de zineira! Eu publicava o Zine Qua Non!)

Culpa retrata de maneira simples e tocante a impulsividade e o arrependimento que sentimos de forma tão forte na infância e que, “de vez em quando”, também nos atinge na fase adulta. Nem vou falar sobre a adolescência, porque é uma fase muito complexa e impulsividade e arrependimento nem podem ser definidos nesse período. Tudo é junto e misturado demais.

Como lidar com a cobrança (dos outros e a nossa mesma)? Como lidar com o julgamento? Como lidar com as diferenças de gerações? Como lidar com as crianças e sua visão de mundo? Essas foram algumas das perguntas que fiz para mim mesma e fiquei matutando por um bom tempo.

Em 16 páginas, Eiko causa um turbilhão de sensações e reflexões pesadas, que são amenizadas, bem de leve, pelo traço lindo e fofo da artista. Culpa tem força e é um exemplo de trabalho bem executado em poucas páginas.

Os desenhos estilo chibi (todos pequeninhos e cute cute) da Eiko são lindos demais e fofinhos e dão vontade de apertar! ^^


Para saber mais sobre:

Cristina Eiko
Paulo Crumbim
Quadrinhos A2
Ugra Press
Ugritos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s