Quadrinho dá aula de tolerância e incentiva a coexistência de religião e ciência

Quem nunca teve ou tem aquele professor pelo qual criamos um carinho especial por achá-lo muito legal, educado, dedicado e paciente? Este é o caso dos alunos Carla e Márcio com seu professor de matemática, Francisco.

A Morte do Professor Francisco, lançado no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de 2018 pelo coletivo Quadrinhos do Mundo, é um quadrinho cabeça, com explicações sérias sobre candomblé, baixa imunidade, umbanda, ciência, relação social e Matemática. Nesta história, a estrutura do DNA se funde às guias de proteção e tudo bem. Estudos, convivência, crença e dedicação são encontrados em uma mesma pessoa ao mesmo tempo – no caso, no professor Francisco – e não há problema algum.

20180702_172857

A história se desenrola em arte verde e roxa; a verde representa a racionalidade e a ciência, e a roxa, a crença e a religião. Enquanto compartilham as lembranças que têm de momentos com o professor de Matemática, Carla e Márcio  tentam decidir se vão (ou não) ao “encontro” de Francisco.

Mesmo após a sua morte, Francisco continua ensinando seus alunos. Além de fórmulas e regras, o professor deixou com seus alunos ensinamentos de como viver e conviver, aceitando os outros como eles são, mesmo pensando de formas diferentes e, algumas vezes, aos nossos olhos, sendo uns idiotas (como Márcio se lembra de quando caiu, se machucou e uns caras ficaram rindo ao invés de ajudá-lo).

20180702_172915

Os dois alunos querem entender se o professor ficava mais para o lado da ciência ou da religião, mas, quando compartilham suas lembranças, sempre pendem para o lado que tem mais a ver com eles mesmos – Carla para a ciência e Márcio para a religião – e acabam não chegando à conclusão alguma.

A obra pode muito bem ser utilizada em escolas para incentivar o debate sobre tolerância e coexistência de religião e ciência – com leitura e debates guiados para melhor aproveitar cada discussão –, e é um reflexo claro dos artistas envolvidos, pois eles possuem ligações fortes com educação, física e religião em suas vidas.

Daniel Capua é formado em Educação Física, desenhista e escritor. Chia Americo é geógrafo, professor, macumbeiro e ilustrador. E Lorar Laurenti é ilustradora e designer e abandonou a faculdade de Física para se formar em História em Quadrinhos. É a racionalidade e a crença caminhando juntos em tons de verde e roxo, combinando muito bem.

36884113_10216976075219910_7337996705192738816_n

Vem aí! Pós-leitura
Estreando o Tchibum!, quadro do Cabruuum em que temos a oportunidade de nos encontrar com os autores das obras e tirar as dúvidas que surgiram com a leitura, você poderá conferir nosso bate-papo com Daniel Capua e Lorar Laurenti, que ocorreu no Cyano Estúdio.

Então, se você gosta de descobrir detalhes sobre o processo de produção de um quadrinho, não deixe de ver nosso especial. Os autores também falam sobre os processos com gráfica, de trabalho em grupo e controle de prazos.

CUIDADO! Haverá vários spoilers nesse vídeo!

Lançamento
No dia 28 de julho, haverá o lançamento de A Morte do Professor Francisco no próprio Cyano Estúdio. Aproveite para conhecer o quadrinho de perto e ter seu exemplar vindo diretamente das mãos dos autores, com autógrafo e conversa agradável, com certeza.

Anote na agenda:
Cyano Estúdio
Rua Monsenhor Manuel Vicente, 114
Vila Mariana – São Paulo – SP
cyanoestudio@gmail.com / cyanoestudio.com
(11) 95248-6136 (telefone e whatsapp)


Ficha técnica:

A Morte do Professor Francisco
32 páginas
Roteiro e cores: Daniel Capua
Desenhos: Chia Americo
Arte-final, letreiramento e projeto gráfico: Lorar Laurenti
Lançado no FIQ 2018 pelo coletivo Quadrinhos do Mundo


Para saber mais sobre:

Quadrinhos do Mundo: Facebook
Daniel Capua: Facebook / Instagram
Chia Americo: Facebook / Instagram
Lorar Laurenti: Facebook / Instagram
Cyano Estúdio: Facebook / Instagram
FIQ: Facebook / Instagram

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s