Bienal do Livro em SP – a primeira vez a gente não esquece

Tudo pronto!

Água, celular (daqueles que não é lá essas coisas), bloquinho de papel, canetas e muita disposição para andar, andar e andar. Minha primeira vez na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Deveria ter tomado um ansiolítico qualquer, um Rivotril, que seja, tamanha ansiedade.

E lá vou eu! Dia 26 de agosto. Sim, no primeiro dia. Primeiro dia, primeira vez.  Sem filas, sem multidão, sem celebridades , que eu tenha visto,  e sem dinheiro também.

Di-nhei-ro! Deixando esse detalhe de lado – bem de lado – e com a mochila cheia de expectativas, começo minha jornada!

A 24ª Bienal do Livro

O primeiro estande que nos saltam aos olhos, logo que entramos, é o da livraria Saraiva. Com certeza, um dos maiores espaços da Bienal. Outro que chamou muito a atenção por sua magnitude e beleza foi o espaço infantil Bic Mauricio de Sousa, e, como não poderia faltar, Mônica e Cebolinha faziam a festa.

E já que estamos falando de grandes estandes, precisamos mencionar a Companhia das Letras com suas cores cleans e dimensões que muito facilitaram a circulação. Bons momentos garantidos com um acervo grandioso e atendentes simpáticos.

E como não só de imensas editoras e livrarias se faz uma bienal, temos a Editora  Zahar que, apesar de suas grandes edições, nos trouxe um estande enxuto e com preços de livraria.

A Editora Empireo, mesmo com tamanho reduzido, conseguiu proporcionar um lugar aconchegante, agradável e muito convidativo, sem falar da riqueza e cuidado com detalhes. Não queria mais sair de lá.

Para quem curti HQs, mangás e companhia, a Liga HQ contou com quadrinhos a R$5,00 e uma grande variedade de gibis. Carlos Ruas esteve lá, autografando suas tiras de “Um sábado qualquer”.

A Comix Book Shop marcou presença com variedade em HQs e 20% off em vários produtos. Não vou me estender muito porque não manjo muito de mangá e HQs. Aliás, muito, não. Nada mesmo.

Notei uma movimentação e fui para a Editora Intrínseca, que recebeu o público com um pequeno coquetel. Taças pretas de espumante, cerveja, canapés e mini burguers ou como queiram mini burgueres com bandeirinhas espetadas com títulos de seus livros no topo. Acredito que alguns famosos estavam por lá – ou não tão famosos assim ao menos para mim. Não sou muito de tietagem, sabe?

Deixando esse dia ainda mais mágico, a Editora Rocco presenteou a galera com um castelo, sim, um pedacinho de Hogwarts na bienal com tudo incluso: embarque na Estação king’s Cross na plataforma 9 3/4, malas, coruja e muita magia.

Olha eu na foto aí.

Bienal do Livro SP - Editora Rocco
Desculpem-me, mas esqueci de tirar a capa de invisibilidade

Nesse cenário que fez e fará parte da vida de muita gente, pude rever as primeiras edições de Harry Potter, a edição ilustrada de “A Pedra Filosofal” e o lançamento do ano “Harry Potter and the crussed child”.  “Todos os contos”, de Clarisse Lispector, também ganhou destaque com uma apresentação delicada e simplesmente marcante.

São tantos livros, tantas novidades que não cabem em um só post. Poderia ficar por aqui dias escrevendo apenas sobre meu primeiro dia. Ainda bem que…

Bienal do Livro SP - Para quem lê, a vida não é uma só
Não é mesmo?

Victor e Paulinha, dois da equipe Cabruuum, também estiveram na Bienal do Livro. Eles já estiveram em edições passadas e o ponto de vista deles é sobre um domingo! Quem quiser acompanhar mais essa experiência, diferente da  minha, o link está aqui: “Caminhos da 24ª Bienal do Livro de SP”


Tirei algumas fotos dos estandes e dos livros que chamaram a minha atenção por lá. Estão todos reunidos na galeria abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Para quem quiser saber mais:

Sobre a Bienal do Livro: clique aqui.
Sobre o texto do Victor: clique aqui.
Sobre a Livraria Saraiva: clique aqui.
Sobre o Mauricio de Sousa: clique aqui.
Sobre a Companhia das Letras: clique aqui.
Sobre a Editora  Zahar: clique aqui.
Sobre a Editora Empireo: clique aqui.
Sobre a Liga HQ: clique aqui.
Sobre Carlos Ruas: clique aqui.
Sobre a Comix Book Shop: clique aqui.
Sobre a Editora Intrínseca: clique aqui.
Sobre a Editora Rocco: clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s