Astronauta – Assimetria: ou Astronauta III

Como todo mundo que trabalha tem direito a folga, encontramos Astronauta ~de boas~ numa praça em sua cidade, apreciando as coisas simples (e maravilhosas) da vida. Daquelas que fazem falta, mas que só sabemos o que são quando nos deparamos novamente com elas.

Por exemplo, aquela pessoa que amamos, mas que, por medo de enfrentar uma rejeição, afastamos antes mesmo de nos aproximar. Esta é uma característica do personagem que fica mais evidente a cada nova edição: ele não tem medo de enfrentar os perigos desconhecidos do espaço, arriscando a própria vida, mas morre de medo de enfrentar a vida simples e terrena das relações interpessoais.

1

Sozinho novamente [apenas com a companhia do computador – como em Astronauta – Magnetar], desta vez, a missão é em Saturno! Chegando lá, Astro se depara com o que parece ser a sua nave, só que mais velha, e uma estranha energia conectando estas duas realidades paralelas 😮

Como nas melhores ficções científicas, toda a ação funciona como pano de fundo para os dramas humanos. Assim, nosso protagonista se depara consigo mesmo mais velho e uma série de situações que o fará (e nós com ele) ver como a mais simples das decisões tem consequências e pode te levar para uma vida completamente diferente da que conhecemos, além da ideia de que ao envelhecermos mudamos nossa perspectiva das coisas, enxergando-nos de maneira diferente, mais crítica.

Essa situação explicita outra característica do Astronauta que também é uma marca de todos nós: nunca somos plenamente felizes, pois sempre vamos almejar algo que não temos, que acreditamos ser melhor, e este sentimento de insatisfação permanente é o que nos move a alcançar novas coisas – e a conquistar o espaço!

2.jpg

Voltando a falar em consequências, descobrimos que os acontecimentos de Assimetria estão conectados a eventos ocorridos em Singularidade! Mas não se preocupe, a narrativa é construída de maneira que mesmo quem não leu a edição anterior consegue acompanhar bem o desenrolar da trama. Já pra quem leu, alguns acontecimentos ganham um sentido mais profundo, muitas vezes, utilizando as mesmas cores de Astronauta 2 para evocar as situações, os flashbacks.

E, então, aos poucos, a saga espacial de Astronauta Pereira vai se construindo diante de nossos olhos. O que só nos aguça a curiosidade para a próxima edição – com lançamento previsto para dezembro deste ano, na CCXP.

3.jpg

A parceria entre Danilo Beyruth e Cris Peter continua nos presenteando com uma HQ muito bela, o que contribuiu também para o fato de que em vários momentos a narrativa é apenas visual, dispensando explicações por palavras e deixando as imagens e expressões dos personagens desenvolverem seu enredo.

Alguns detalhes legais dessa edição são os easter eggs de personagens da Turma da Mônica e uma clara homenagem a um dos mestres dos quadrinhos, Jack Kirby. Além disso, a história parece estar indo cada vez mais para o lado do sci-fi a ponto de fazer eu me lembrar de uma citação do Arthur C. Clarke: “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”.

4


Para quem quiser saber mais sobre:

Resenha sobre Astronauta – Magnetar https://cabruuum.com/2017/07/18/astronauta-magnetar-ou-a-solidao-do-espaco-que-nos-cerca/

Resenha sobre Astronauta – Singularidade https://cabruuum.com/2018/02/16/astronauta-singularidade-ou-a-obstinacao-que-nos-persegue/

Twitter do Danilo Beyruth @danilobeyruth

Twitter e site da Cris Peter @crispeter / https://crispeterdigitalcolors.com/

Turma da Mônica http://turmadamonica.uol.com.br/

Jack Kirby (em inglês) http://marvel.com/Kirby100

Arthur C. Clarke (em inglês) https://www.clarkefoundation.org/biography/

CCXP http://www.ccxp.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s