Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a capital mineira sedia o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos. O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH) vai oferecer ao público cinco dias de programação intensa e totalmente gratuita. As atividades estarão concentradas na Serraria Souza Pinto, mas também serão estendidas a outros três pontos da cidade.
Toda a programação do FIQ-BH 2018 é gratuita e aberta ao público. No entanto, para o acesso a algumas atividades será necessária a retirada de senhas, com antecedência. Os visitantes devem se orientar sobre essas atividades na secretaria do evento, que vai funcionar na Serraria Souza Pinto.
ESPAÇOS DE REALIZAÇÃO
Serraria Souza Pinto
Avenida Assis Chateaubriand, 809, Centro.
Horário de funcionamento: de 30/05 a 1º/06, das 9h às 21h I 2 e 3/06, das 10h às 21h
- Auditório Toninho Mendes (abertura oficial debates);
- Praça de Autógrafos – Álvaro de Moya (sessões de autógrafos);
- Sala de Oficinas (oficinas básicas);
- Pavilhão Douglas Quinta Reis (mesas de artistas e estandes);
- Exposições: “Traçado na memória”, “Nilson – Humor, amor e combate” e “Érica Awano”.
CRJ – Centro de Referência da Juventude (oficinas de formação e Rodada de Negócios)
Rua Guaicurus, 50. Centro.
MIS Cine Santa Tereza (Mostra FIQ de Cinema)
Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza.
Casa Fiat de Cultura (Exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”)
Praça da Liberdade, 10, Funcionários.
Auditório Toninho Mendes* (Serraria Souza Pinto)
*As sessões do auditório estão sujeitas à lotação do espaço. É necessária a retirada de senha na Secretaria do Evento, a partir de duas horas de antecedência de cada atividade.
Dia: 30/05, quarta-feira
Horário: 10h30
Duelo Hq: Desafio de desenhos com quadrinistas e participação do público.
Horário: 15h
Duelo Hq: Desafio de desenhos com quadrinistas e participação do público.
Horário: 16h30
Abertura oficial
Horário: 18h
Editando quadrinhos no Brasil. Desafios e conquistas no trabalho de editar quadrinhos no Brasil. Com Janaina Luna, Guilherme Kroll, Cecilia Arbolave e Rogério Villela. Mediação de Carol Rossetti.
Horário: 19h30
Quadrinhos e prosa literária. As aproximações e convergências entre a linguagem literária e os quadrinhos. Com Lu Cafaggi, Milena e Lelis. Mediação de Lucas Ed.
Dia: 31/05, quinta-feira
Horário: 10h30
Fronteiras dos quadrinhos: jogos. O mercado de trabalho e o fazer artístico que aproximam os quadrinhos dos jogos. Com Daniel Lima, Mariá e João Victor de Oliveira Rodrigues. Mediação de Filipe Faria Morais.
Horário: 12h
Resistência e feminismo com Claudia Ahlering. A trajetória da quadrinista alemã Claudia Ahlering, autora de Ghetto Brothers. Mediação de Ana Luiza Koehler.
Horário: 13h30
Duelo Hq: Desafio de desenhos com quadrinistas e participação do público
Horário: 15h
Quadrinhos e representações históricas. Quadrinhos que se passam em períodos históricos falam mais sobre o passado ou sobre o momento em que são produzidos? Bate-papo sobre recriação de época, pesquisa e fidelidade histórica. Com Hugo Canuto, Marcelo D’Salete e Flore Balthazar. Mediação de Ana Koehler.
Horário: 16h30
Lugar de fala e criação de personagens. Como contribuir de forma construtiva para a melhor representatividade de pessoas e o respeito às vivências de grupos sociais, na criação de personagens e narrativas. e respeito às vivências de grupos sociais. Com Ellie Irineu, Robson Moura, Lila Cruz e Gauthier. Mediação de Carol Rossetti.
Horário: 18h
Bate-papo com Érica Awano. Bate-papo sobre a vida e carreira da quadrinista homenageada do FIQ 2018, Érica Awano. Mediação de Germana Viana e Carol Rossetti.
Horário: 19h30
Clichês, estereótipos e outras armadilhas. Produzindo quadrinhos originais e representativos: uma conversa sobre a importância de fugir do lugar comum tanto na construção de narrativas quanto no desenvolvimento de personagens. Com Mylle Silva, Aline Lemos e Cadu Simões. Mediação de Luis Felipe Garrocho.
Dia: 1º/06, sexta-feira
Horário: 10h30
Fronteiras dos quadrinhos: Cinema de Animação. O mercado de trabalho e o fazer artístico que aproximam os quadrinhos da animação. Com Dika Araujo, Davi Calil, Cris Eiko e Leo Finnochi. Mediação de Daniel Werneck.
Horário: 12h
Quadrinhos experimentais. Os quadrinhos são uma linguagem, e não um gênero literário. Então quais são os elementos que definem o que é, e o que não é uma história em quadrinhos? Velhos dilemas são revisitados e renovados em obras que exploram os limites dessa forma de arte. Com Paula Puiupo, Lucas Ghere, Guazelli e PôLly. Mediação de Julhelena.
Horário: 15h
O que é (e o que não é) mangá brasileiro. Os quadrinhos japoneses conquistaram o mundo, e hoje existem artistas das mais diversas nacionalidades fazendo mangá dentro e fora do Japão. Como funciona isso na cabeça de quem faz e lê quadrinhos japoneses feitos no Brasil? Com Dharilya, Virginia Froes, Everaldo Valdo. Mediação de Hilton Rocha.
Horário: 16h30
Quadrinhos e divulgação científica. As potencialidades da linguagem dos quadrinhos no trabalho de divulgação das ciências no Brasil e no mundo. Com Marco Merlin, Ricardo Tokumoto e Ana Koehler. Mediação de Luciano Queiroz.
Horário: 18h
Bate-papo com Dave MacKean. Bate-papo com o quadrinista britânico Dave McKean, autor de Black Dog, Asilo Arkham, Mister X, John Constantine, Violent Cases, Sandman, Orquídea Negra, Monstro do Pântano, Voodoo Lounge. Mediação de Daniel Werneck.
Horário: 19h30
Quadrinhos de terror. Este gênero já foi um dos grandes expoentes dos nossos quadrinhos, lançando grandes nomes e praticamente alicerçando toda a produção nacional. Qual a importância e o legado deixado pelo terror nos quadrinhos brasileiros? Ainda é um gênero apreciado por leitores e autores? Com Cida Godoy, HIlton Rocha. Mediação de Daniel Werneck.
Dia: 2/06, sábado
Horário: 10h30
O Herói ontem e hoje. Análise sobre as mudanças na criação dos heróis dos quadrinhos da década de 30 até os dias de hoje. Com Rogê Antônio, Carol Cunha, Adriana Melo e Eduardo Pansica. Mediação de Marcio Fiorito.
Horário: 12h
Narrativas visuais. O processo de escrita dos desenhistas, ou como os quadrinhos são criados diretamente na página sem um roteiro “cinematográfico” antes Roteiro e desenho – diálogos possíveis. Com Eloar Guazzelli, Mika Takahashi, Jefferson Costa e Newton Foot. Mediação de Vitor Cafaggi.
Horário: 13h30
Duelo Hq: Desafio de desenhos com quadrinistas e participação do público
Horário: 15h
É quadrinho ou ilustração? Uma discussão sobre as fronteiras entre quadrinhos e outras narrativas visuais. Com Troche, Gidalti, Gabriel Nascimento e Mariamma. Mediação de Laz Muniz.
Horário: 16h30
Quadrinhos italianos – a trajetória da Bonelli. A maior e mais bem sucedida casa de quadrinhos populares da Europa, criadora de Tex, Nathan Never, Dylan Dog, Julia, Ken Parker… Um bate-papo com quem conhece a Bonelli por dentro! Com Mario Alberti. Mediação de Sidney Gusman.
Horário: 18h
Para além do entretenimento: os quadrinhos como discurso político, didático e ideológico. A narrativa gráfica se presta a uma grande multiplicidade de interpretações. De que forma essa incrível característica foi e é usada como ferramenta para discussões políticas e ideológicas. Com Luiz Gê, Alves e Nilson. Mediação de Fabiano Azevedo.
Horário: 19h30
Bate-papo com Zerocalcare. Bate-papo com o quadrinista italiano Zerocalcare, autor de Kobane Calling. Mediação de Fabiano Azevedo.
Dia: 3/06, domingo
Horário: 10h30
Estou começando. As expectativas, dificuldades e desafios de quem está começando a produzir quadrinhos. Com Alec, Rafael Torres, Hyna e Laura Ribeiro. Mediação de Val Armanelli.
Horário: 12h
O real e a ficção nos quadrinhos. Qual a liberdade do autor ao contar uma biografia? Existem limites? Com Samanta Floor, Cynthia Bonacossa, Brenda Costa e PowerPaola. Mediação de Rebeca Prado.
Horário: 13h30
Duelo Hq: Desafio de desenhos com quadrinistas e participação do público
Horário:15h
Fronteiras dos quadrinhos: Grafitti. De Keith Haring a Banksy, são tantos os consagrados artistas ditos “grafiteiros” cujos trabalhos se apropriaram, de algum modo, de elementos dos quadrinhos… Qual a interseção possível entre essas duas formas de arte? Com Prisca Paes, Paula Puiupo e Binho Barreto. Mediação de Piero Bagnariol.
Horário: 16h30
Processo colaborativo. A importância do processo colaborativo na produção de histórias em quadrinhos. Com Carina Cardoso, Katia Schetini, Cris Seixas e Julio Ferreira. Mediação de Regis Luiz.
Horário: 18h
Quer ser universal? Cante sua aldeia. Os quadrinhos como registro gráfico de época, de lugar e de contexto sociopolítico: a importância do olhar autoral nativo ao retratar os fatos e a história de sua comunidade. Com Rafael Torres, Ina Gouveia e Pablo Casado. Mediação de João Belo.
Praça de Autógrafos – Álvaro de Moya (Serraria Souza Pinto)
Atenção: algumas sessões de autógrafos requerem retirada de senhas com duas horas de antecedência. Consulte a Secretaria do Evento.
Dia: 31/05, quinta-feira
Hora: 11h
Mesa 1: Ellie Irineu
Mesa 2: Hugo Canuto
Mesa 3: Milena Azevedo
Mesa 4: Robson Moura
Hora: 13h
Mesa 1: Jonnhy Jota (Alec)
Mesa 2: Érica Awano
Hora: 15h
Mesa1: Lila Cruz
Mesa 2: Vitor Cafaggi
Mesa 3: Mario Alberti
Mesa 4: Sunça
Hora: 17h
Mesa 1: Marcelo D´Salete
Mesa 2: Mylle Silva
Mesa 3: Flore Balthazar
Mesa 4: Rafael Torres
Hora: 19h
Mesa 1: Gauthier
Mesas 3 e 4: Alexandre Cardoso, Virginia Froes e Marismar Borém
Dia: 1º/06, sexta-feira
Hora: 13h
Mesa 1: Dika Araújo
Mesa 2: Dan Aroeira
Mesa 3: Dave McKean
Hora: 17h
Mesa 1: Lucas Ghere
Mesa 2: Dharylia
Mesa 3: Desy017
Hora: 19h
Mesas 1 e 2: Cris Eiko e Paulo Crumbim
Mesa 2: Leo Finocchi
Mesa 3: Will Conrad
Mesa 4: Davi Calil
Dia: 2/06, sábado
Hora: 11h
Mesa 1: Gidalti
Mesa 2: Mario Alberti
Mesa 3: Chantal
Hora: 13h
Mesa 1: Adriana Melo
Mesa 2: Rogê Antônio
Mesa 3: Flore Balthazar
Mesa 4: Gauthier
Mesa 6: Dave McKean
Hora: 15h
Mesa 1: Newton Foot
Mesa 2: Guazzelli
Mesa 3 e 4: Jefferson Costa e Rafael Calça
Mesa 5: Mika takahashi
Hora: 17h
Mesa 1: Zerocalcare
Mesa 2: Troche
Mesa 3: Alexandre Tso
Mesa 4: Lelis
Mesa 5: João Marcos
Dia: 3/06, domingo
Hora: 11h
Mesas 1 e 2: Jefferson Costa e Rafael Calça
Mesa 3: Zerocalcare
Mesa 4: Luiz Gê
Mesa 5: Pablo Casado
Mesa 6: João Marcos
Hora: 13h
Mesas 1 a 6: MDM – Melhores do Mundo
Hora: 15h
Mesa 1: Brenda Costa
Mesa 2: Cadu Simões
Mesa 3: Cynthia Bonacossa
Mesa 4: Powerpaola
Mesa 5: Paula Puiupo
Mesa 6: Samanta Floor
Sala de Oficinas (Serraria Souza Pinto)
Oficinas básicas
A inscrição para as oficinas básicas será feita na Secretaria do FIQ, a partir de uma hora de antecedência do início da oficina.
Chibi – Mangá. Professora: Virginia Froes e Claudiney Almeida.
A oficina “Construindo heróis e heroínas em chibi mangá” é um convite ao aluno para conectar-se consigo mesmo e se conhecer por meio da narrativa dos quadrinhos japoneses, encontrando-se como protagonista e herói de sua própria história.
Criando Monstros. Professor: Diego Gurgel.
Esta oficina tem como proposta a criação de personagens, por meio de figuras geométricas básicas (círculo, quadrado e triângulo), construindo toda uma narrativa visual dos personagens.
Horários
Dia: 30/05, quarta-feira
09h: Criando monstros
10h: Chibi Mangá
14h: Criando Monstros
16h: Chibi Mangá
17h: Criando Monstros
18h: Chibi Mangá
Dia: 31/05, quinta-feira
10h: Chibi Mangá
11h: Criando Monstros
12h: Chibi Mangá
13h: Criando Monstros
14h: Chibi Mangá
15h: Criando Monstros
16h: Chibi Mangá
17h: Criando Monstros
18h: Chibi Mangá
Dia: 1º/06, sexta-feira
10h: Chibi Mangá
11h: Criando Monstros
12h: Chibi Mangá
13h: Criando Monstros
14h: Chibi Mangá
15h: Criando Monstros
16h: Chibi Mangá
17h: Criando Monstros
18h: Chibi Mangá
Dia: 2/06, sábado
10h: Chibi Mangá
11h: Criando Monstros
12h: Chibi Mangá
13h: Criando Monstros
14h: Chibi Mangá
15h: Criando Monstros
16h: Chibi Mangá
17h: Criando Monstros
18h: Chibi Mangá
Dia: 3/06, domingo
10h: Chibi Mangá
11h: Criando Monstros
12h: Chibi Mangá
13h: Criando Monstros
14h: Chibi Mangá
15h: Criando Monstros
16h: Chibi Mangá
17h: Criando Monstros
18h: Chibi Mangá
CRJ – Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50. Centro)
Rodada de Negócios*
Atividade realizada com o apoio do Sebrae, exclusiva para quadrinistas inscritos e selecionados pela organização do FIQ-BH.
Editoras participantes
Balão Editorial
Draco
Lote 42
Marsupial
Miguilim
Mino
Pipoca e Nanquim
Veneta
Zarabatana Books
Oficinas de formação*
*Essas oficinas tiveram inscrições prévias pelo site do evento
Pintando quadrinhos com aquarela. Professor: Laz Muniz
A aplicação e uso das técnicas da pintura em aquarela nas páginas de quadrinhos.
Dia 1º/06, às 16h
Dia 2/06, às 16h
Criação de personagens. Professora: Rebeca Prado
A oficina visa passar uma noção básica de criação de personagens através de arquétipos funcionais e psicológicos, aplicando-os na jornada do herói.
Dia 31/05, às 18h
Dia 2/06, às 18h
Transformando quadrinhos em jogos. Professor: João Victor de Oliveira Rodrigues
A oficina pretende, através da análise e decupagem de uma obra em quadrinho, evidenciar as semelhanças entre estas duas formas de se contar uma história, assim como demonstrar quais são e como identificar os elementos em comum entre um jogo e uma história em quadrinhos.
Dia 1º/06, às 18h
Dia 3/06, às 16h
Pavilhão Douglas Quinta Reis (Serraria Souza Pinto)
Mesas de Artistas
1 – André Bernardino e Vitor Flynn
2 – Thiago Egg e Ricardo J Souza
3 – Cadu França e Joanna Maciel
4 – Mayara Lista e Paula Cruz
5 – Rafael Torres e Ratosssan
6 – Jonnhy Jota e Shizu
7 – Bella e Cecilia
8 – Nilson Gomes e Cris Costa
9 – Júlia Oliveira e Pedro Fama
10 – Faw Carvalho e Amma
11 – Renata F. Haddad e Alessandra Lacerda
12 – Órion e Lica
13 – Hugo Freitas
14 – Escape HQ
15 – Gustavo Lambreta e Bruno Ortiz Brunelli
16 – Carol Cunha e Nanako Nagase
17 – Luiz Rosa e Matheus HQD
18 – Alexandre Silva e Marcos Venceslau
19 – Letícia Pusti e Camila Mendes Padilha
20 – Emmanuel Merlotti
21 – Klewerton Bortoli e João Vitor Palermo
22 – Otoniel Oliveira e Ty Silva
23 – Manu Cunhas
24 – Julhelena
25 – Rebeca Prado e Bruno Seelig
26 – Carol Rossetti e André Dekinha
27 – João Belo e Gabriel Nascimento
28 – Alexandre Tso e Vivian Arouck
29 – Compendium Studios
30 – Melhores do Mundo
31 – Rafael Lam
32 – Mariana Petrovana (YoukO) e Gabriela Santo (Kohai)
33 – Paulo Corrêa e Welberson Lopes
34 – Lucas Franci e Gleisson José dos Santos Cipriano
35 – Bruno Soares e Vinícius Posteraro
36 – Daniel Batista e Pedro Vó
37 – Gustavo Ravaglio e Daniel Silva Lopes
38 – Quadrinhópole
39 – Omamori Studio
40 – Tartofrese
41 – Zé Carlos e Alexandre Martins
42 – House 137 Studio
43 – Hiro Kawahara e Joel Lobo
44 – Paulo Mazzoco e Carina Ribeiro
45 – Thiago Souto
46 – Tiago Pinheiro e Leone Damião
47 – Julius ArtStudio
48 – Fabio Guimarães e Waldir Costa Junior
49 – Kris Zullo e Robson Moura
50 – Dharilya e Pedro Leonelli
51 – Ing Lee Val Armanelli
52 – J. V. Santos e André Machado
53 – Amanda Paschoal Miranda e Paula Puiupo
54 – Lovelove6
55 – Lucas Gehre
56 – Adriano Panda e Yuri Amaral
57 – Lucas Pereira e Majory Yokomizo
58 – Juliana Loyola
59 – Gabriel G. Sampaio e Isaac Tiago
60 – Anderson B.
61 – Senhoritas de Patins
62 – Fernando Ribeiro e Gabriel Pasin
63 – Germana Viana e Carol Pimentel
64 – Sombras do Recife / Loucas Historinhas
65 – Selo Reverso
66 – Julio Almeida
67 – Guilherme de Sousa e Marvin Rodriguez
68 – Glande – Manual do Fracasso
69 – Rodrigo de Freitas e Gabriel Arrais
70 – Bruno Moraes e Fred Cassar
71 – Heitor Pinheiro da Costa e Henrique Peixoto Shumann
72 – Hendric Sueitt e Débora Kamogawa
73 – Alamo Comics
74 – Hiram Miller e Thiago!
75 – B.J Fogueteiro
76 – Diego Esteves
77 – Rayanne Vieira e Paula Nogueira
78 – Hung Yi Li
79 – Marcel Bartholo e Ikarow
80 – Laudo Ferreira
81 – Marcatti
82 – Luciano Salles
83 – Camilo Solano e Larissa Martines
84 – André Turtelli Poles e Renato Quirino
86 – Aline Lemos e Laura Athayde
87 – Valdo Alves e Lucy-Chan
88 – Dudu Torres e Rainer Petter
89 – Romaria
90 – Alessio Esteves e Lobo Loss
91 – Lucas Oda e Mario Cau
92 – Daniel Sousa
93 – Leander Moura e Cristal Moura
94 – Jamal Singh e Wendell Cavalcanti
95 – Jadson Silva e Renato de Medeiros Jota
96 – Keiko Kawati e Breno Macedo Cavalcanti Lima
97 – Rapha Pinheiro
98 – Denis Mello
99 – Klebs Junior
100 – Gustavo Borges
101 – The Few and Cursed
102 – Sergio Saleiro e Bruno Wolf
103 – Felipe Assumpção e Lucas Libanio
104 – Ricardo Tokumoto e Raphael Salimena
105 – Claud Almeida e Laz Muniz
106 – Virginia Froes e Alexandre Cardoso
107 – Coletivo Quadrinhos do Mundo
108 – Mylle Silva e Michel Ramalho
109 – Alice Monstrinho e Gabriela Birchal
110 – 2Minds
111 – Gio Guimarães
112 – Diogo Torres
113 – Blue Heart
114 – Raquel Segal (Aquele Eita) e Christo Silveira
115 – Carlos Ruas
116 – Eder Santos e Kadi Silva
117 – Anderson Awvas e Valu Vasconcelos
118 – Estevão Ribeiro e Ana Cristina Rodrigues
119 – Hugo Canuto e Marcello Fontana
121 – Duane Henrique e Larissa Clementoni
122 – Danilo Aroeira e Marcelo Alves da Silva
123 – Aline Zouvi e Lalo
124 – Smee e o Risco
125 – Daniel Esteves e Alex Rodrigues da Silva
126 – Cadu Simões
127 – Ede Galileu e Hugo Nanni
128 – J.R. Weingartner Jr. e Paulo Daniel
129 – Max Andrade e Felipe Dias
130 – João Mausson e Keto Pagano
131 – Cora Ottoni e Lila Cruz
132 – Pacha Urbano e Victor Emanuel Corrêa Lima de Moura
133 – Aline Zouvi e Lalo
134 – Alex Sander e Renan Laviola
136 – Paulo Kielwagen e Herbert Berbert
137 – Rafael Marçal e Wesley Samp
138 – Fabio Coala e Eric Peleias
139 – Will Leite e Pedro Leite
140 – Fernanda Nia e Má Matiazi
141 – Gota de Areia
142 – Sam Hart e Ricardo Sousa
143 – Digo Freitas e Vinícius Gressana
144 – Chairim Arrais e Mary Cagnin
145 – Alex Mir e Eliane Bonadio
146 – Eduardo Calazans e Márcio Rocha Lopes de Sousa
147 – Bruno Bigh
148 – Ligia Zanella
149 – Carlos Jenisch e Tietbo
150 – Luciano Félix e Rafael Cavalcanti
151 – Roger Vieira e Érika Ferreira
152 – Rafael Algures e Frank Tartarus
153 – Annima de Mattos e Renata Rinaldi
154 – Dika Araújo e Daniel Porto
155 – Lita Hayata e Jujuqui
156 – Roomies
157 – Cora Rufino e Joana Miranda
158 – Quadrilha
160 – Ruis Vargas
161 – Pedro Hutsch Balboni e Guilherme Bandeira
162 – Simone Beatriz e Sylvia Feer
163 – Thomas Destro e Gustavo Micheski
164 – Tiago Holsi e Márcio Jr.
165 – Verduro o inacreditável
166 – Gildati Jr.
167 – La Cruz e Jão de Merda
168 – Santtos – Chris Tex
169 – Carrapato Estrela
170 – Borrão de Nanquim
171 – DROOM – Contos Oníricos
172 – Cia Trampos e Barrancos
173 – Lucas Ramon, Marcos Vinicius, Ronaldo Felipe e Osmar de Carvalho Rocha
174 – Marcio Abreu
175 – Felipe André
176 – Eduardo Ferrara e Marcelo Castro
177 – Mônica Stein e Maielle Ramos da Silva
178 – Seca de Nanquim
179 – João Rabello e Raquel Vitorelo
180 – Alex Magnos e Raphael Duarte
181 – Thiago Spyked e Bárbara Linhares da Cunha Takahashi
183 – Alexandre Beck
184 – Vitor Cafaggi
185 – Cristina Eiko e Paulo Crumbim
186 – Bianca Pinheiro e Greg Stella
187 – Yoshi Itice e Alexandre S. Lourenço
188 – Matheus Viana
189 – Thales Gaspari e Wilson Kohama
190 – João Godoi e Kainã Lacerda
191 – Web Head Comics
192 – Felipe Portugal e Diego Sanchez Más Saint Martin
193 – Felipe Nunes e Jessica Groke
194 – Felipe Fox e Quésia Guilherme Brilhante
195 – Giorgio Galli, Abc, Tito Camello
196 – QuepeComics
197 – Samantha Floor e Felipe 5 Horas
198 – Abel
199 – Fábio Turbay e Claudia Gomes da Cunha
200 – Cyn Gomes
201 – Leo D. Andrade
202 – Guilherme Infante
203 – Dorinha meu amor
204 – Andréa Sobolive e Akira Sanoki
205 – Henrique Moonstar e Paulo Bruno
206 – Gil & Kim, os Bem Casados
207 – Rafael Antonio Rodrigues e Daniela Soares Mendes
208 – David Lee e Rod San
209 – Ursa Maior Comics
210 – Bruno Bispo e Victor Fernandes Freundt de Castro
211 – Osvaldo Reis
212 – Editora Incompleta
213 – Lelis
214 – Jean Diaz e Paulo Borges
215 – Ariel Morais da Cunha e Amanda Godoi Barros
216 – Ian Dimas e Lucas Romualdo Fernandes de Sá
217 – Paulo Márcio Esper e Cris Gadelha
Estandes
1 – Casa da Revista
2 – Shockdom
4 – Editora Draco
6 – Lê Quadrinhos
7 – Lote 42
8 – Estúdio Black Ink
9 – Quadrinhos do Amazonas
10/11 – Taverna do Rei
12 – Deuses e Monstros
14 – DERWENT
15 – Nemo
16 – Jambô Editora
17 – Casa dos Quadrinhos
18 – Editora Mino
19 – Editora Miguilim
20 – Leitura Cidade
21 – Comix
22 – Mocho Artes
Exposições
“Traçado na memória”
Na exposição traz o trabalho de 15 quadrinistas de Belo Horizonte e região metropolitana, que retrataram 15 diferentes patrimônios da cidade. Nessas 15 histórias, os traços, desenhos, cores, narrativa, não refletem apenas a arquitetura, o cenário, os personagens são traços da memória, que recuperam vivências, reavivam experiências, mostrando que essas relações afetivas que temos com os lugares onde vivemos é que faz a cidade nos pertencer.
“Nilson – Humor, amor e combate”
Nilson tem história nos quadrinhos e no cartum do Brasil. Ele estreou em 1967, aos 19 anos, no Jornal dos Sports do Rio, e daí em diante engrenou em uma prolífica, engajada e apaixonada carreira, tornando-se um dos mais respeitados artistas gráficos de Minas Gerais.
Dentre suas principais criações, estão a tira “A caravela”, uma minuciosa narrativa sobre as navegações portuguesas rumo ao Brasil, e os quadrinhos do Negrim do Pastoreio, uma lúdica e nostálgica visita à infância no interior de nosso país. Como cartunista e chargista, Nilson passou pelos jornais, Pasquim, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e Estado de Minas, dentre outros. Hoje, dedica-se ao cartum sindical, parte indelével de sua combativa carreira. Esta exposição dedica-se a homenagear esse brilhante cartunista, pouco conhecido entre as novas gerações, mas cujo trabalho mostra-se sempre contundente e original.
“Érica Awano”
Exposição dos trabalhos da homenageada do FIQ 2018, a quadrinista paulista Érica Awano. Formada em Letras e Literatura pela USP, Érica Awano começou a trabalhar profissionalmente com a minissérie em quadrinhos “Street Fighter Zero 3”, escrita por Marcelo Cassaro, parceria que se repetiu na premiada série “Holy Avenger”, título que durou 42 edições – na época, considerado o quadrinho nacional mais longevo para público adolescente – e “DBride”, publicada originalmente dentro da revista Dragon Slayer. As duas histórias são ambientadas em um cenário de jogo de RPG (Role Playing Game) chamado “Tormenta”, título para o qual a desenhista vem atuando também como ilustradora, tanto em capas como na criação visual de vários personagens e cenários.
A quadrinista trabalhou para o mercado estadunidense e europeu em títulos como “Warcraft Legends”, série de mangá ambientado no famoso jogo “World of Warcraft” e “The Complete Alice in Wonderland”, roteirizada por Leah Moore e John Reppion, colorida por PC Siqueira. Em 2006, participa do álbum em comemoração aos 25 anos de O Menino Maluquinho de Ziraldo; em 2009, do álbum “MSP 50” em homenagem aos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, onde escreveu e desenhou uma história do Chico Bento; em 2016, “Memórias do Maurício”, ilustrando o relato do encontro e amizade com Osamu Tezuka, considerado por muitos como o pai do mangá moderno. O trabalho mais recente no mercado brasileiro data de 2017 na série “GGWP” produzida pela Riot Games do Brasil, baseada em relatos de jogadores em partidas de “League of Legends”.
Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários)
Exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas”
Integrante da programação do FIQ, a exposição “Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas” será exibida na Casa Fiat de Cultura. Os painéis vão destacar um recorte da produção de 12 mulheres quadrinistas em Belo Horizonte. Assim, obras e parte do processo de criação das artistas vão ocupar o espaço expositivo. Ao acolher a diversidade e a subjetividade das autoras, o fazer artístico de cada uma torna-se o norte que guia a experiência do visitante. “Inarredáveis!” vai prolongar a experiência do FIQ-BH com o público ao oferecer um período de visitação diferenciado. São mais de 80 obras de 12 artistas belorizontinas: Aline Lemos, Ana Cardoso, Bianca Reis, Carol Rossetti, Chantal, Ina Gouveia, Julhelena, Laura Athayde, Lu Cafaggi, Rebeca Prado, Sophie Silva e Virgínia Fróes. A mostra traz à luz o trabalho feminino no cenário mineiro da produção de quadrinhos. No dia 22, às 19h30, as 12 quadrinistas farão uma performance conjunta, desenhando em uma das paredes da galeria. Além disso, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura preparou duas atividades inspiradas na exposição: o Ateliê Aberto de Flipbook e o Ateliê Aberto de Narrativas Visuais e HQ.
De 22 de maio a 29 de julho
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Informações: (31) 3289-8900
MIS Cine Santa Tereza. Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza
Mostra FIQ de Cinema
Dia: 30/05, quarta-feira
19h30: Heavy Metal – Universo em Fantasia (Heavy Metal | Gerald Potterton (e outros) | Canadá / EUA | 1981 | Aventura | 90 min | Legendado). Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 31/05, quinta-feira
17h: Steamboy (Suchîmubôi | Katsuhiro Ôtomo | Japão | 2004 | Aventura | 126 min | Legendado). Classificação indicativa: 14 anos.
19h30: Metrópolis (Metoroporisu | Rintaro | Japão | 2001 | Ficção Científica | 90 min | Legendado). Classificação indicativa: 14 anos.
Dia 1º/06, sexta-feira
17h: Aya (Aya de Yopougon | Marguerite Abouet / Clément Oubrerie | França | 2011 | Ficção | 84 min | Legendado). Classificação indicativa: 12 anos.
19h: Paprika (Papurika | Satoshi Kon | Japão | 2006 | Ficção Científica | 90 min | Legendado)
Classificação indicativa: 12 anos.
Dia 2/06, sábado
17h: Lilo & Stitch (Dean DeBlois / Chris Sanders | EUA | 2001 | Aventura | 85 min | Dublado)
Classificação indicativa: livre.
19h: Abril e o Mundo Extraordinário (Avril et le Monde Truqué | Christian Desmares / Franck Ekinci | Bélgica / Canadá / França | 2015 | Aventura | 90 min | Legendado). Classificação indicativa: Livre
Dia: 3/06, domingo
17h: Tokyo Godfathers (Tōkyō Goddofāzāzu | Satoshi Kon | Japão | 2004 | Drama | 91 min | Legendado). Classificação indicativa: 16 anos.
19h: Tekkonkinkreet (Michael Arias | 2006 | Japão | Fantasia | 111 min | Legendado)
Classificação indicativa: 16 anos.
SERVIÇO
10º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH)
Quando: 30 de maio a 3 de junho de 2018
– 30/05 a 1º/06, das 9h às 21h
– 02 e 03/06, das 10h às 21h
Local: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro)
Correalização: Instituto Periférico e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – Secretaria Municipal de Cultura de BH I Fundação Municipal de Cultura de BH
Patrocínios: Oi e Cemig I Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
ENTRADA GRATUITA
*informações via assessoria do FIQ.
Para quem quiser saber mais:
Sobre o FIQ: http://www.fiq.pbh.gov.br/
Deixe um comentário